Educação bilingue / Alemão-Português em todos os graus

 

A Qualidade faz a Diferença!

 
Planificação Anual (2018/2019)
Por semestre haverá um dia de atendimento aos pais por todos os professores e uma reunião de pais de cada turma. As datas para estes eventos serão comunicadas em separado.
 

Aktuelles / Atualidades



 
Viver a História
setembro 28, 2018
Thomas Walther, advogado de vítimas do holocausto e Matitjahu Kellig, pianista judeu, visitaram a DSA

História ao vivo – foi o que aconteceu no dia 28 de setembro, no 3º e 4º tempos letivos, no auditório da Escola Alemã do Algarve. O advogado de vítimas Thomas Walther contou-nos sobre as suas experiências em processos criminais relacionados com o holocausto, traçando um retrato sombrio do modo como têm decorrido esses processos contra criminosos nazis. Contudo, também nos pôde relatar alguns sucessos. Há poucos anos, foi possível sentenciar legalmente Oskar Gröning, ʺo guarda-livros dos nazisʺ, por cumplicidade no assassínio de 300000 pessoas, porque, nas palavras de Walther, o assassínio nunca prescreve. Ele assumiu a incumbência de continuar sempre a dar seguimento aos processos legais contra os atos criminosos dos nazis.


No fim, o Sr. Kellig falou-nos das suas experiências enquanto líder de uma comunidade judaica na Alemanha, experiências essas nem sempre positivas, porque os ataques e ameaças por pessoas de extrema direita se multiplicam, pelo que apelou aos nossos alunos e alunas para não recalcarem os acontecimentos do passado, mas antes os manterem vivos.

Mais tarde, nas aulas de História, foi acesa a discussão acerca de como lidar com crimes cometidos há mais de 70 anos, se é legítimo julgá-los e como fazê-lo, o que é ou não justo – discussões que contribuem para que cada um desenvolva a sua capacidade de juízo moral.

As palavras dos convidados levaram-nos a refletir e foram produtivamente trabalhadas em aula. Uma boa experiência para todos os participantes.

Agradecemos aos senhores Walther e Kellig pela sua visita à nossa escola e desejamos-lhes muito sucesso no seu futuro.

A turma de 10º ano da DSA

 
DSA - Deutsche Schule Algarve