Educação bilingue / Alemão-Português em todos os graus

 

A Qualidade faz a Diferença!

 


Atualidades



 

Comenius

No âmbito do nosso projecto, concentrámo-nos na pesquisa de formas de lidar com três problemáticas cuja influência sobre os nossos alunos, e sobre a formação escolar, representam um desafio para a maioria das escolas europeias: as relações entre a família e a escola, a omnipresença dos meios de comunicação digitais, e as dificuldades de encontrar um emprego adequado após a conclusão da escolaridade.

Recorremos a diferentes abordagens criativas para sensibilizar para os efeitos destas problemáticas nas nossas escolas. Nesse processo, envolvemos os alunos no planeamento das actividades e na apresentação dos resultados às escolas, bem como nos nossos encontros. Os alunos elaboraram dois questionários para recolher informações sobre a forma de, na perspectiva do aluno, tornar as escolas mais atractivas e estruturar melhor as aulas, e ainda sobre como e com quem passam o tempo em casa. Debruçaram-se sobre problemas relacionados com vícios e, com base em filmes sobre essa temática, criaram contributos para uma exposição de arte num dos nossos encontros, com dança, música, banda desenhada e fotografia. Descobriram formas de desenvolver um estilo de vida mais saudável, travaram conhecimento com a sã cozinha mediterrânica em aulas de culinária, e experimentaram o movimento e o desporto como alternativa ao mundo dos modernos meios de comunicação social. Transformaram em peça de teatro uma novela literária ("The Veldt",  de Ray Bradbury) sobre a influência dos meios de comunicação virtuais na vida familiar, e encenaram-na no nosso último encontro.

Além disso, professores e alunos tiveram muitas oportunidades para conhecer e comparar possibilidades de estágio e de trabalho em diferentes países europeus.

Dia pedagógico

A avaliação do segundo inquérito do Projecto Comenius suscitou grande interesse junto do corpo docente, bem como dos encarregados de educação. Por conseguinte, dedicou-se um dia pedagógico especial ao tema "Cooperação entre a família e a escola", com a participação de pais e professores, que deu azo à criação de vários grupos de trabalho, nos quais os docentes e os encarregados de educação tratarão diversos aspectos sobre essa matéria. Partimos do princípio de que, de futuro, esta base dará lugar a algumas mudanças organizacionais e de conteúdo.

Troca de correspondência entre alunos do primeiro ciclo

A escola Freiherr-vom-Stein, de Hünfelden (Alemanha), enviou-nos cartas muito simpáticas. Ficámos muito contentes, e apressámo-nos a responder às crianças do grupo de trabalho Comenius. Enviámos-lhes muitas fotografias nossas e da DSA, para que ficassem a conhecer-nos, a nós e à nossa escola. Foi muito divertido! Mal podemos esperar pelas respostas deles!

 

 
DSA - Deutsche Schule Algarve