Educação bilingue / Alemão-Português em todos os graus

 

A Qualidade faz a Diferença!

 


Atualidades



 

As aulas

(Objectivos e princípios pedagógicos)
 
As aulas são leccionadas de acordo com o Plano Curricular Regional das Escolas Alemãs da Península Ibérica, respeitando sempre os requisitos do país de acolhimento. Os programas e os livros escolares destinam-se maioritariamente ao ensino secundário. A DSA é supervisionada e aconselhada pela BLAschA ("Bund-Länder-Ausschuss für schulische Arbeit im Ausland" - entidade oficial alemã competente pela escolas alemãs no estrangeiro), tendo obtido o devido reconhecimento do seu trabalho escolar. Os currículos e programas de ensino utilizados nas aulas da DSA correspondem aos leccionados no ensino público na República Federal da Alemanha, e encontram-se certificados como tal. Nas classes 5 a 10 todos os alunos são leccionados e estimulados respeitando as suas diferenças. Um dos princípios que norteiam o trabalho docente na DSA consiste na orientação pedagógica com base nas capacidades e competências individuais dos alunos que nos são confiados. As turmas de pequena dimensão permitem identificar as necessidades pessoais de cada criança e abordá-las da maneira mais adequada, através de uma estruturação diferenciada da aula. 

Mediante a transmissão de sólidos conhecimentos gerais e a orientação para o pensamento científico, os alunos obtêm uma formação abrangente e com garantias de futuro.

O ensino sistematicamente bilingue, em alemão e português,  permite que a nossa escola seja frequentada tanto por alunos portugueses, como por filhos de pais bilingues luso-germânicos, ou mesmo de outras nacionalidades. A DSA confere aos seus alunos uma sólida formação em quatro línguas (alemão, português como língua materna e estrangeira, inglês e francês como línguas estrangeiras). Adicionalmente, desde o ensino básico até ao final do secundário, há sempre pelo menos uma disciplina leccionada em português.
 
Os novos alunos vindos de outras escolas dispõem de um ano para, se necessário com o apoio da DSA, aprofundarem intensivamente os conhecimentos de português ou alemão e se adaptarem ao nível da respectiva turma.

O primeiro ciclo do ensino básico divide-se em 5 anos - as turmas 1A, 1, 2, 3 e 4 - e começa pelo nível inicial aberto* (ver Primeiro ciclo). 

O nível inicial aberto abrange as turmas 1A, 1 e 2. A missão da turma 1A consiste em transmitir às crianças a necessária aptidão para a escolaridade. Trata-se de uma turma especialmente adequada para as crianças que precisam de uma introdução às línguas alemã ou portuguesa, ou que necessitem de um apoio específico no plano físico, psicológico, ou da convivência social. As crianças devem começar a frequentar este nível logo desde os 5 anos de idade, ficando a admissão ao critério da direcção do primeiro ciclo. Os alunos admitidos antes da idade escolar ficam a partir desse momento sujeitos ao regime de escolaridade obrigatória. O primeiro ciclo funciona de forma inclusiva (ver Primeiro ciclo).

O segundo e terceiro ciclos do ensino básico ("Sekundarstufe I") estendem-se do 5.º ao 9.º anos.

No modelo de integração do terceiro ciclo, os alunos de língua materna portuguesa têm aulas em turmas mistas com os de língua materna alemã (Matemática, Inglês, Física, Química, Geografia, Francês, Desporto, Arte e Música). Além disso, paralelamente às aulas de alemão como língua materna, serão leccionadas aulas de alemão como língua estrangeira, em função das necessidades. O ensino de alemão poderá funcionar em regime diferenciado até ao 8.º ano. 

O ensino de português divide-se também em turmas de língua materna e estrangeira. No 5.º e no 6.º anos, as aulas de História (2 horas)  são dadas em português, por professores de língua materna. A partir do 7.º ano, é a vez da disciplina de Biologia. Disciplinas secundárias como Desporto e Música poderão igualmente ser leccionadas em português.

O ensino secundário ("Oberstufe") inclui o 10.º, o 11.º e o 12.º anos. O 10.º ano assume uma dupla função, uma vez que se trata do último ano de escolaridade dos alunos da "Realschule" (ensino médio alemão), sendo ao mesmo tempo a fase introdutória do ensino secundário.

Nos 11.º e 12.º anos, os alunos preparam-se para o "Abitur" (exames para o diploma do ensino secundário e acesso ao ensino superior), em cooperação com a Escola Alemã de Lisboa.

A grande maioria dos alunos da Escola Alemã do Algarve conclui a sua escolaridade ao fim de 12 anos com a habilitação geral de acesso ao ensino superior ("Abitur"). 

Estágio escolar

O programa curricular do 9.º ano inclui um estágio profissional, acompanhado pela escola, a realizar pelo aluno numa empresa à sua escolha, a tempo inteiro, durante um período de 14 dias. O objectivo do estágio consiste em proporcionar aos alunos uma noção do quotidiano profissional na prática. O estagiário deve cumprir os horários de trabalho praticados na empresa, assistir ao funcionamento de vários departamentos e, se possível, colaborar também, desde que a área de trabalho o permita. O estágio será seguido pela escola, e as experiências e resultados serão posteriormente tratados na aula.


 
DSA - Deutsche Schule Algarve